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Calendário Escolar 2021/2022

Manuais Escolares

Concours - La plus belle...

São Valentim

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Halloween 2020

Tell me what you read

IPH, fundador do projeto eTwinning “Tell me what you read!”
As histórias tradicionais, as fábulas, o conto maravilhoso, as narrativas, os provérbios, as expressões idiomáticas, são um dos mais preciosos testemunhos do nosso património oral. Com este projeto procuramos recuperar essas raízes culturais antigas, que diferem consoante os países e sociedades. Pretendemos encontrar essas evidências nas comunidades internacionais formando uma estrutura comum a todas elas, independentemente da sua nacionalidade, tais como as personagens, o maravilhoso, a luta entre emoções, o bem, o mal e a eventual vitória do bem sobre o mal ou o final feliz.
Pretende-se, também, reinventá-los de acordo com a cultura e os valores atuais. O projeto é transversal ao currículo e tem como objetivos potenciar a proficiência na língua inglesa, através do uso competente das TIC, da expressão artística, promovendo a interculturalidade, a valorização da literatura e cultura tradicionais no currículo, o trabalho colaborativo e partilha de métodos de ensino, abordagens pedagógicas e boas práticas.

My nature, my future.

"My nature, my future."
O IPH respondeu sim ao desafio e pedido de colaboração que lhe foi lançado, neste projeto eTwinng, transversal ao currículo, de trabalho colaborativo internacional.
Com este projeto os alunos são desafiados a pôr em prática o método científico e estimulados a desenvolver competências de pesquisa de informação, competências práticas, análise e discussão de resultados, assim como, competências de divulgação de ciência. Pretende-se que os alunos desenvolvam aprendizagens significativas através do seu envolvimento em atividades diferenciadas, de aquisição de conhecimento científico; sejam sensíveis e conscientes do ambiente em que vivem; compreendam a importância da reciclagem; concebam/criem produtos e se tornem agentes conscientes, preparados para garantir o seu futuro, encontrando formas de proteger a natureza.
As atividades do projeto serão enriquecidas e expandidas com o uso diferentes ferramentas digitais.

PapaLetras

O ano letivo 2019 – 2020 despede-se de todos para dar lugar a um novo ano, ainda incerto. Incerteza e angústia foram nossas companheiras durante o segundo semestre de um ano que se revelou atípico. Este PapaLetras recorda-nos os momentos marcantes da vida do IPH, quando estarmos juntos era normal e máscara nenhuma ocultava os sorrisos nos nossos rostos.
Mas março não nos trouxe dias de sol radiantes, atirou-nos, sim, para um confinamento sem precedentes. As viagens de estudo, as atividades desportivas, a semana cultural e as salas de aula foram substituídas por quatro paredes e por um ecrã. Um novo viver que os alunos tão bem transmitiram nos textos que preencheram os suplementos Diário da quarentena.
Da leitura do PapaLetras que agora se publica e dos textos dos seus três suplementos, fica-nos o retrato das nossas crianças e jovens ao longo deste tempo que, inevitavelmente, os mudou.
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25 de abril 1974


Comemorações do 25 de abril
Exposição do 3.º ciclo (9.º ano)
Amanhã, dia 25 de abril, comemora-se um dia especial para a História do nosso país, data que marca o fim do regime ditatorial de Estado Novo e a passagem para a Democracia, tão esperada que era.
partir desse dia, passamos a ser um país livre e democrático, em que qualquer cidadão pode exprimir a sua opinião de forma livre e sem censura.
Assim, e porque importa relembrar às gerações futuras como chegámos até aqui, os alunos do 9.º ano do Instituto Pedro Hispano foram convidados a participar numa exposição sobre o 25 de Abril, tendo aderido com entusiasmo e empenho.
Aqui ficam alguns dos seus trabalhos.

Voto de Pesar

Crendo interpretar o sentimento de toda a Comunidade Escolar do Instituto Pedro Hispano, o Conselho Pedagógico, reunido em 2 de abril de 2020, vem manifestar profundo pesar pelo falecimento prematuro da ex docente desta escola, Dr.ª Ana Cristina Tomé Almeida.
A toda a família deixamos a expressão sentida da nossa dor e um abraço de conforto, neste momento de dor e sofrimento.

Granja do Ulmeiro, 2 de abril de 2020
Instituo Pedro Hispano, Cooperativa de Educação C.R.L.

Preparação de provas e exames nacionais

Informamos que através de um protocolo do Instituto Pedro Hispano com a Porto Editora, os Encarregados de Educação poderão adquirir, caso seja do seu interesse, os manuais de preparação para provas e exames nacionais, com um desconto significativo.
Aqui e/ou no seu e-mail encontra os preços dos manuais do ensino básico, ensino secundário e condições de aquisição .

CORONA VÍRUS
ATUALIZAÇÃO

Plano de Contingência Corona Vírus, ATUALIZAÇÃO, 11/03/2020, 13:34
Informa-se que estão canceladas TODAS as Viagens de Estudo. Igualmente se desaconselha a Viagem de Finalistas. A manter-se a viagem os alunos apenas poderão voltar a frequentar as aulas com atestado médico que ateste que não são portadores do vírus. Dado que a escola desaconselha a Viagem, tendo já cancelado a viagem a Madrid/Barcelona da sua responsabilidade, não considerará justificadas as faltas dos alunos que se desloquem na viagem de Finalistas.


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Informação


Informam-se os Encarregados de Educação e Comunidade Escolar que os serviços do Instituto Pedro Hispano se encontram encerrados do dia 16 ao dia 31 de agosto, excetuando-se o dia 24 de agosto que funcionará das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.
Os serviços do Instituto Pedro Hispano reabrem no dia 3 de setembro no horário normal.

A Direção

Informação


Informam-se os Encarregados de Educação interessados em usufruir dos auxílios económicos (ASE) que deverão dirigir-se à secretaria do Instituto Pedro Hispano, até ao dia 2 de agosto, a fim de preencher o impresso próprio para o efeito e entregar o respetivo comprovativo da Segurança Social com o escalão atribuído.

A Direção

Carta Aberta


Exmo. Senhor Encarregado de Educação

Comunidade interessada

Permitam-me que tome um pouco do vosso tempo para prestar alguns esclarecimentos em relação à situação da escola que, no atual momento, julgo pertinentes:
Cremos ser do conhecimento geral que em maio de 2016, cedendo a interesses que certamente não eram os dos residentes nesta área geográfica do concelho de Soure, a senhora secretária de estado da educação, responsável pelo setor do Ensino Particular e Cooperativo, decidiu que as populações desta zona deixariam de ter acesso ao ensino público gratuito, como o vinham fazendo há 30 anos, através do contrato de associação com o Instituto Pedro Hispano, ou por qualquer outa via!
Decorrente desta decisão, incompreensível, do governo de Portugal não foi celebrado com a escola qualquer contrato para as turmas de início de ciclo, (5.º, 7.º e 10.º anos), mantendo-se apenas o contrato para as turmas de continuidade: 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Alicerçados na opinião dos nossos advogados, em pareceres jurídicos e no apoio manifestado pelos pais e responsáveis dos diversos órgãos autárquicos do Município de Soure, o IPH aceitou o risco de abrir as turmas de início de ciclo, no ano letivo de 2016/2017, consciente de que tal implicaria fazer funcionar 6 turmas sem qualquer financiamento imediato. Confiávamos na justiça para repor a legalidade em tempo útil! Mas, estamos em Portugal e a Justiça não se compadece com a urgência das situações. Mantemos a nossa convicção de que tarde, mas inexoravelmente, nos será dada razão.
Em maio de 2017 o ministério da educação veio a retroceder na sua decisão de 2016, repondo os contratos de início de ciclo para os 5.º, 7.º e 10.º anos. Ficou assim garantido, para estes alunos, o financiamento até à conclusão do ciclo; isto é, os alunos que entraram no 5.º ano em 2017/2018 têm financiamento assegurado para o 5.º e 6.º anos, os que entraram no 7.º ano ficaram com financiamento assegurado para os 7.º, 8.º e 9.º anos e, de igual modo, os alunos que no ano letivo que agora termina, 2017/2018, se matricularam no 10.º ano têm o financiamento assegurado para os três anos do ciclo: 10.º, 11.º e 12.º anos.
Novamente, em finais de junho de 2018, o ministério da educação voltou a abrir as turmas de início de ciclo para os mesmos anos de escolaridade, 5.º, 7.º e 10.º anos, assegurando por essa via o financiamento dos ciclos até ao seu término, nos termos anteriormente especificados.
O esforço efetuado para, durante dois anos, lecionar gratuitamente as turmas dos 5.º, 7.º e 10.º anos em 2016/2017 e do 6.º, 8.º e 11º em 2017/2018, num total de 12 turmas, correspondendo a cerca de 966.000,00 euros de receita não recebida, implicou para o Instituto Pedro Hispano e seus trabalhadores, docentes e não docentes, um esforço acima de todo o exigível e até do aceitável, levando à degradação económica e financeira do IPH, pelo que nos vimos forçados a comunicar aos alunos que no próximo ano frequentariam o 12.º ano, a impossibilidade de os continuar a acolher sem qualquer contrapartida financeira.
Recorde-se que, tal facto não voltará a verificar-se, para os alunos que no próximo ano frequentem o 10.º ou o 11.º ano, porque têm o financiamento assegurado mediante os concursos de 2017 e 2018 para todo o ciclo.
Em relação aos alunos que no ano de 2018/2019 frequentarão o 9.º ano de escolaridade, igualmente não terão qualquer financiamento estatal, mas dado que estes alunos apresentam uma maturidade menos desenvolvida, sendo maiores os riscos da interrupção abrupta do ciclo de estudos, estamos, juntamente com o Senhor Administrador Judicial Provisório, nomeado pelo Tribunal de Comércio de Coimbra para acompanhar o Processo de Revitalização Económica do IPH, a desenvolver esforços com o Município de Soure, onde encontrámos no Senhor Presidente a vontade de ajudar a encontrar uma solução para a situação, acreditando que a mesma surja, a brevíssimo trecho, dada a evidente preocupação manifestada pelo Senhor Presidente do Município de Soure, em reunião com a Direção do IPH e a equipa de implementação e acompanhamento do Plano de Revitalização Económica, realizada a 11 de julho de 2018.
Uma vez mais se reafirma que as turmas dos 7.º e 8.º anos do próximo ano letivo, têm o financiamento assegurado mediante os concursos de 2017 e 2018 para todo o ciclo, pelo que esta fragilidade verificada com o 9º ano, apenas no próximo ano letivo, não se repetirá para os alunos que vão frequentar os restantes anos de escolaridade.
Certos de que a sua preferência por esta escola é um contributo absolutamente fundamental para a sua manutenção nesta região, reafirmamos o nosso compromisso de trabalho e empenho em prol do sucesso global do seu educando, razão única da nossa obstinada decisão de querer continuar a trabalhar.

Grato pela atenção dispensada

O Diretor Pedagógico,
A Direção

XIII MOSTRA DE TEATRO ESCOLAR DE COIMBRA


O grupo Pó de Palco conta já com onze anos de existência, ocupando, de forma ludicodidática, o tempo livre dos alunos com as artes do palco. Ao longo dos últimos anos foram realizados vários espetáculos, quase todos baseados em obras de autores indicados no Plano Nacional de Leitura. O grupo é, atualmente, constituído por dezasseis alunos, do 5º ao 8º anos de escolaridade.
À semelhança dos últimos anos, o grupo "Pó de Palco" participou hoje, dia 15 de maio, na XIII Mostra de Teatro Escolar de Coimbra, levando à cena a peça "O Planeta Adormecido", baseada no conto com o mesmo nome, de Ana Zanatti.
Mais uma vez, o desempenho dos nossos pequenos atores foi excelente, deixando-nos muito orgulhosos!

Brevemente será apresentada a toda a comunidade escolar…

EDUCAR PARA A FERTILIDADE


No dia 23 de Abril, a equipa do COIMBRA FERTILITY CENTER dará uma palestra no Instituto Pedro Hispano no âmbito da sua iniciativa "Educar para a Fertilidade".
Esta ação terá como objetivo sensibilizar as camadas jovens acerca das atitudes e comportamentos que podem colocar em risco a sua saúde reprodutiva, desenvolvendo competências que lhes permitam fazer escolhas informadas e seguras.

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE


O Dia Mundial da Árvore celebra-se anualmente a 21 de março.
O objetivo da comemoração deste dia é sensibilizar para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Neste sentido, os alunos do 2º ciclo e do 8.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, comemoraram o Dia Mundial da Árvore com o tema “suculentas”.
Os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos foram apresentados à comunidade escolar numa exposição, no átrio da escola. Foi ainda realizada a venda de plantas suculentas, a preços simbólicos na “Banca das suculentas”, no átrio da escola. A receita desta venda foi utilizada na realização de um “piquenique”, para os alunos das turmas envolvidas nestas atividades.

VISITA DE ESTUDO - 7.º ANO


No passado dia 15 de fevereiro, as turmas do 7.º ano realizaram uma visita de estudo às ruínas de Conímbriga, ao Museu Portugal Romano Sicó (PO.RO.S) e ao Vale das Buracas do Casmilo.
Esta visita de estudo teve como objetivos descentralizar o processo ensino-aprendizagem da sala de aula, promovendo o contacto direto com as fontes históricas; impulsionar a autonomia, a criatividade e o espírito crítico dos alunos; fomentar o gosto pela aprendizagem; desenvolver capacidades e atitudes críticas relativamente a novas situações de aprendizagem; consolidar conhecimentos adquiridos e fomentar as relações interpessoais na comunidade escolar.
Durante a visita foram observados: mosaicos romanos; domus (as casas dos romanos abastados), como por exemplo, a Casa da Cruz Suástica (designa-se assim devido à forma dos mosaicos ser de cruz suástica); a Casa dos Esqueletos; as Termas da Muralha; o Fórum romano; a Casa dos Repuxos, entre muitos outros. A guia das ruínas foi muito clara e explícita com os alunos.
No museu PO.RO.S, um museu multimédia, os alunos passaram pelo Túnel do Tempo, assistiram a um filme a três dimensões sobre o quotidiano dos romanos; observaram imagens de alguns monumentos bem como dos mais importantes imperadores romanos, entre muitas outras coisas.
Durante a tarde, foi realizado um percurso pedestre no Vale das Buracas, que tinha como guia o diretor da escola.
Foi observada a fauna e flora deste tipo de ambiente, sedimentar, a diversidade das rochas sedimentares e ainda os aspetos característicos das paisagens sedimentares.

Aluna do 7.º ano

EXPOSIÇÃO:
MODELOS DA ESTRUTURA INTERNA DA TERRA


Com o objetivo de consolidar e motivar os alunos para a aprendizagem dos conceitos lecionados na disciplina de Ciências Naturais, os alunos das turmas A e B do 7º ano de escolaridade construíram modelos representativos da estrutura interna da Terra, que foram expostos no átrio da escola com o intuito de os apresentar à comunidade educativa.

EXPOSIÇÃO:
CICLO DA ÁGUA


Os alunos do 5º ano de escolaridade do Instituto Pedro Hispano elaboraram diversos trabalhos relacionados com o “Ciclo da água” para consolidar os conhecimentos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Estes trabalhos foram apresentados à comunidade escolar numa exposição, no átrio da escola.

SEGURANÇA RODOVIÁRIA


Tendo em vista a transmissão de conhecimentos de regras e sinais de trânsito aos alunos, o saber circular como peão e/ou condutor de um veículo e visando ainda a preocupação crescente que é a sinistralidade nas estradas, o Instituto Pedro Hispano desenvolveu a atividade de Segurança Rodoviária em conjunto com a Escola de Condução Granja do Ulmeiro.
Na quarta-feira, dia 11 de maio de 2016, realizou-se a primeira fase da atividade, a prova teórica, respondendo vinte e quatro alunos participantes a um teste de regras e sinais de trânsito.
No dia em que começou a Carta por pontos em Portugal, quarta-feira, dia um de Junho do corrente ano, realizou-se, no parque de manobras da Escola de Condução Granja do Ulmeiro em Soure, a prova prática que apurou os vencedores da referida atividade. Atribui-se, como primeiro prémio, o pagamento da parte teórica da carta de condução por parte da Escola de Condução.

IPH
Caminha pela educação

IPH - Caminha pela educação
As ruas da Granja do Ulmeiro, Alfarelos e Figueiró do Campo foram coloridas com a cor amarela. Cerca de 500 pessoas da comunidade educativa e envolvente caminharam nesta manhã ensolarada, mostrando o quão importante o Instituto é nesta comunidade.
Vimos sorrisos, alegria e muita força por parte de todos os que caminharam em defesa da escola e do direito dos alunos a terem uma escola de proximidade no extremo norte do concelho de Soure.
Aos pais que tiveram esta iniciativa, um agradecimento especial.
A todos os que participaram, declaramos a firmeza da nossa posição no sentido de continuar a dar à comunidade o ensino gratuito e universal. Somos Escola. Ponto.

Instituto Pedro Hispano
Dia amarelo

Instituto Pedro Hispano - Dia amarelo
Continuamos em força e com o amarelo cada vez mais vivo.
É a força e a vontade que nos fazem participar nesta luta.
Ninguém nos demove do objetivo.

Plenário
Instituto Pedro Hispano

Plenário no Instituto Pedro Hispano.
No dia 2 de maio, pelas 21 horas, realizou-se um Plenário com pais, alunos, familiares, antigos alunos, professores e funcionário, autarcas e comunidade envolvente do Instituto Pedro Hispano, na Associação da Granja do Ulmeiro.
A sala foi pequena para receber a multidão de pessoas que partilham da indignação pelas consequências diretas da publicação do Despacho Normativo n.º 1-H/2016 de 14 de abril.
Estiveram presentes cerca de 750 pessoas, entre as quais, os presidentes de Junta de Freguesia da Granja do Ulmeiro, de Vila Nova de Anços, de Santo Varão, de Figueiró do Campo (representado por uma deputada da Assembleia de Freguesia), da União de Freguesias de Gesteira/Brunhós, de Samuel, que manifestaram o seu total apoio a esta Instituição d e Ensino, que presta um serviço público de educação, através de um contrato de associação. Estiveram ainda presentes o Presidente do Município de Soure, o Dr. Mário Jorge Nunes, bem como o Presidente da Mesa de Assembleia Municipal de Soure e Deputado da Assembleia da República, o Dr. João Gouveia. Ambos reiteraram o seu apreço pelo serviço de educação prestado no Concelho de Soure pelo Instituto Pedro Hispano, considerando-o essencial na rede de oferta educativa, porquanto está situado numa zona Norte do Concelho, para onde conflui o movimento da população, podendo servir ainda as necessidades de algumas populações da franja dos Concelhos limítrofes, como é o caso do Concelho de Montemor-o Velho. Prestaram ainda a sua solidariedade total ao Instituto Pedro Hispano, reconhecendo-lhe valor pelo seu contributo para o cenário Cultural, Científico, Social e Desportivo no Concelho e na Região.
Todos os que se pronunciaram garantiram ir desenvolver as diligências possíveis junto da tutela, no sentido de urgentemente se alterar este propósito de impedir o normal funcionamento desta escola.
Estiveram ainda presentes alguns elementos da comunidade que se pronunciaram acerca dos princípios da fundação desta Instituição, há cerca de 30 anos atrás. Nessa altura, o Estado Português, não tendo capacidade para garantir condições de igualdade no acesso à educação para muitas crianças desta região, e verificando-se a necessidade de o fazer, celebrou, com o Instituto Pedro Hispano, um contrato de associação, garantido, através dele, o direito das crianças a um serviço público de educação de proximidade. Foram feitos investimentos, que agora o mesmo Estado ignora terem existido, por parte dos promotores desta escola.
Ouviram-se alguns testemunhos de alunos em que fizeram sentir a tristeza que sentem e a insegurança relativamente ao futuro, que neste momento lhes parece incerto. O mesmo se passa com os encarregados de educação, que gostariam de ter resposta para a insegurança que sentem, face à incerteza de um futuro que pretendem para os seus filhos, num registo de previsibilidade a que todos deviam ter direito no contexto de educação. Os pais manifestaram o seu total apoio e disponibilidade para acompanhar a escola nas ações que venha a desenvolver para garantir a continuidade do seu serviço com a qualidade a que as crianças e jovens que o procuram têm direito.


CASTELOS MEDIEVAIS
2016

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 5° ano puseram mãos à obra e construíram castelos medievais! Um trabalho excelente dos nossos meninos e das suas famílias! Parabéns a todos!
Os castelos encontram-se em exposição, assinalando, assim, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

VII ENCONTRO INTERESCOLAS
DE ALUNOS COM EMRC

Realizou-se no dia 14 de março, no castelo de Montemor-o-Velho, o VII Encontro Interescolas de alunos com EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) - Diocese de Coimbra Educação Moral e Religiosa Católica.
Este encontro reuniu alunos dos 2º e 3º ciclos num momento de convívio, onde puderam participar em atividades como jogos tradicionais, workshops, música, modelagem de balões, pinturas faciais e peddy paper.

LITERACIA 3D
2ª FASE

O concurso LITERACIA 3D é um desafio nacional promovido pela Porto Editora e dirigido aos alunos dos 5.º, 7.º e 8.º anos de escolaridade de todo o país com o propósito de avaliarem as suas competências na literacia da leitura, matemática e ciência.
A primeira fase, realizada nas escolas decorreu durante o mês de novembro.
Hoje, dia 2 de março, estes alunos foram até Coimbra, realizar as provas da 2.ª fase e receber os prémios por terem obtido o 1.º lugar na fase anterior.
Parabéns a todos pela vossa prestação e conhecimento!

Visita de Estudo
6.º Ano

No dia 11 de fevereiro de 2016, os alunos do 6.º ano, acompanhados pelas diretoras de turma e por mais duas professoras,fizeram uma visita de estudo a Coimbra.
Na parte da manhã, visitaram a Biblioteca Joanina, a Sala dos Capelos e a Capela da Universidade, capela de S. Miguel, que por se encontrar em obras de restauro, foi vista só da entrada. De seguida, sem visita marcada, ficaram a saber onde fica o Museu Machado de Castro e aí puderam apreciar uma exposição do pintor Nadir Afonso e ainda um coche real que ali se encontra exposto. Como ficava em caminho, também ficaram a conhecer a Sé Nova.
Depois do almoço, que teve de ser debaixo de um telheiro, entre o Departamento de Química e o Departamento de Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologias, por causa do dia chuvoso que os acompanhou, foram visitar o Exploratório - Centro de Ciência Viva. Aqui viram uma exposição interativa sobre o corpo humano e viram um filme sobre a origem da vida.
Apesar de chuvoso, foi um dia muito bem passado e os alunos chegaram mais "ricos " a casa.
Ah! Falta dizer uma coisa. Os alunos portaram-se muito bem!

Visita de Estudo
5.º Ano

No dia 11 de fevereiro de 2016, os alunos do quinto ano de escolaridade do IPH realizaram uma visita de estudo a dois locais: Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios.

XADREZ ESCOLAR
IPH CAMPEÃO DISTRITAL DE COIMBRA

Infantis; Infantis femininos; Iniciados e Juvenis.

A escritora Ana Saldanha esteve na nossa escola


Em conversa animada com os alunos dos sétimo e oitavo anos, Ana Saldanha falou sobre ela, sobre os seus livros e sobre as suas motivações.
Os alunos iam colocando questões e participando sempre que solicitados. Houve, em cada uma das duas sessões, espaço para um passatempo proposto pela escritora, tendo os alunos que responderam corretamente ganho livros por eles escolhidos.

INSTITUTO PEDRO HISPANO
PARTILHANDO 2015

A todos os alunos e seus familiares que colaboraram com o Clube Mundo de Cores na Campanha de Solidariedade com a oferta de bens alimentares UM MUITO OBRIGADO. A vossa colaboração contribuiu, certamente, para a felicidade das onze famílias apoiadas neste Natal de 2015.

Um bom Natal e um próspero Ano Novo!

EXPOSIÇÃO DE ÁRVORES DE NATAL


Os alunos do 5º e 6º anos, com a colaboração dos pais e Encarregados de Educação, realizaram uma exposição de árvores de Natal no átrio da escola.

FESTIVAL DE XADREZ DA FIGUEIRA

Os jovens xadrezistas do IPH tiveram uma excelente prestação no Festival de Xadrez da Figueira da Foz, tendo obtido o 1.º lugar por equipas.

Classificação Final

19 de novembro
Dia Mundial da Filosofia

Hoje, 19 de novembro, é comemorado no Instituto Pedro Hispano, o Dia Mundial da Filosofia.
Do programa faz parte uma exposição realizada pelos alunos do 11° ano, em conjunto com a professora Maria Olinda Janeiro, no âmbito da disciplina de Filosofia. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do pensamento, em que através de cartazes feitos pelos alunos, se pretende alertar para as questões e problemas atuais do nosso mundo.
Assim, o tema desta exposição pode ser explicado através de princípios básicos da Filosofia como refletir, ser solidário, criticar, questionar, pensar, estar atento e sentir indignação, com o que se passa à nossa volta.
Do programa deste dia faz ainda parte uma conferência destinada aos alunos do 10º ano subordinada ao tema: “A ação humana- análise e compreensão do agir.”, proferida por um ex-aluno, Rui Roque, com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos, sob a orientação do professor José Carlos Vicente.
Porque hoje é dia da filosofia convidamos toda a comunidade escolar a VER, PENSAR E AGIR, pois hoje É OBRIGATÓRIO PENSAR!!

Daniela Lourenço, 11º A

18 de novembro
Dia Europeu para a Proteção das Crianças
contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual

A exploração e o abuso sexual de crianças são ainda uma realidade trágica para as nossas sociedades. Constituem uma violação séria dos direitos das crianças e têm um efeito duradouro e de consequências prejudiciais para a vida inteira.
Para evitar estes crimes, processar os autores e proteger as vítimas, o Conselho da Europa e os seus Estados Membros precisam de assegurar que os pais, educadores, organizações não-governamentais e decisores não se afastem do problema, mas que o discutam abertamente apresentando formas práticas de o resolver e tomar medidas concretas para resolvê-lo.
Quais são os objetivos deste novo Dia Europeu?
► Aumentar a consciência pública acerca da exploração e abuso sexual de crianças e da necessidade de impedir tais atos;
► Facilitar a discussão aberta sobre a proteção das crianças contra a exploração e abuso sexual e ajudar a prevenir e a eliminar a estigmatização das vítimas;
► Promover a ratificação e a aplicação da Convenção de Lanzarote – um instrumento único, juridicamente vinculante que obriga os estados Europeus a criminalizar todas as formas de abuso sexual de crianças e que aponta para formas de o combater.

XXXIV OLIMPÍADAS PORTUGUESAS DE MATEMÁTICA
1.ª Fase - 11 de novembro de 2015

As OPM são um concurso de problemas de Matemática, organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, que visa incentivar e desenvolver o gosto por esta disciplina.

Hoje, 48 alunos do Ensino Básico, participaram com interesse e empenho até ao último minuto, nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, distribuídos pelas seguintes categorias:
- Pré-Olimpíadas (5.º ano): 13 alunos;
- Categoria Júnior (6.º e 7.º anos): 28 alunos;
- Categoria A (8.º e 9.º anos): 7 alunos,

BONFIRE NIGHT

Guy Fawkes foi um soldado inglês católico que teve participação na "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão.

Em Inglaterra, até hoje, existe a tradição de celebrar no dia 5 de novembro a Noite das Fogueiras. Nesta noite fazem um desfile com bonecos (espantalhos) com a imagem de Fawkes. Esses bonecos são agredidos, despedaçados e por fim queimados.

A REPÚBLICA PORTUGUESA:
de 5 de outubro de 1910 a 4 de outubro de 2015

A República Portuguesa faz 105 anos. Foi em 5 de outubro de 1910 que o regime foi proclamado, inaugurando uma era de esperança. Projeto doutrinariamente pedagógico e ideologicamente libertador, a República de 1910 insere-se na corrente das heranças da Revolução Francesa, sem esquecer o motor inicial que foi a Revolução Americana, com a sua componente maçónica.
O IPH não podia deixar de celebrar esta data histórica e fê-lo, com uma exposição evocativa na Biblioteca Escolar, tendo como título «A República Portuguesa – de 5 de outubro de 1910 a 4 de outubro de 2015», abordando a organização do poder político em Portugal decorrente das eleições realizadas em 1911, 1975 e 2015.

DEL
IPH CELEBRA O DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS

O Dia Europeu das Línguas (DEL) é comemorado todos os anos, desde 2001, a 26 de setembro, por iniciativa do Conselho da Europa, este dia pretende celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.
Visto o dia 26 de setembro ter tido lugar num sábado, O Instituto Pedro Hispano celebrou o DEL a 28 de setembro, tendo alargado as comemorações até 2 de outubro. As atividades desenvolvidas tiveram por objetivos consciencializar os alunos da riqueza e diversidade linguística existentes na Europa; levá-los a valorizar essa diversidade; sensibilizá-los para a importância de conhecer várias línguas; prepará-los para a globalização do mercado de trabalho e para uma participação efetiva, no futuro, na cidadania democrática da Europa.
No âmbito desta celebração, foram várias as atividades dinamizadas pelo Departamento A – Línguas e Literatura – umas de âmbito geral, outras mais específicas. Assim, no átrio do bloco administrativo do Instituto esteve patente à comunidade escolar, durante toda a semana, a exposição Coisas do Mundo, uma mostra de objetos, livros, postais, … de vários países da Europa e uma exposição de pintores impressionistas. No mesmo local, durante os dias 29 de setembro e 1 de outubro foram projetados um PowerPoint sobre o DEL, vídeos com canções cantadas em diferentes línguas, com hinos nacionais de quinze países europeus e com as canções vencedoras do Festival da Canção (da Europa) desde 1958. Ao longo da semana, viu-se crescer a Árvore das Línguas, árvore onde os alunos foram colando palavras escritas em diferentes línguas europeias, devidamente identificadas e traduzidas.
Na Biblioteca da escola (BE), os alunos do Ensino Básico encontravam o passatempo Para onde nos levam os livros, uma atividade lúdica que lhes proporcionava conhecer melhor aquele espaço e descobri, ao mesmo tempo, aspetos culturais, linguísticos, económicos e sociais dos países.
Nas aulas de línguas, ano de iniciação, os professores exploraram com os alunos o PowerPoint Vozes dos animais, que levava os alunos a confrontar algumas onomatopeias da sua língua com as das línguas francesa e inglesa.
Os alunos do 6.º ano e do 3.º Ciclo do Ensino Básico foram convidados a realizarem acrósticos em três línguas: Português, Francês e Inglês, desenvolvendo assim a sua criatividade e enriquecendo o seu vocabulário. Os alunos do ensino básico participaram ainda no concurso Um postal, um país, uma cultura, atividade que além de fomentar a criatividade, pretendeu sobretudo fomentar o trabalho de pesquisa e o tratamento e seleção de informação da informação.
Com os alunos do ensino secundário, os professores debateram o tema A Torre de Babel – o mito da diversidade das línguas, partindo da análise da pintura de Bruegel e /ou debateram o tema Importância das Línguas na globalização de mercado de trabalho.
Em suma, uma semana rica em atividades diversificadas que contribuiu, certamente, para sensibilizar os alunos para a importância da aprendizagem de línguas ao longo da vida, dentro e fora do contexto escolar, quer por razões de estudo, quer por necessidades profissionais e de mobilidade e, também, para o desenvolvimento do sentido de pertença ao espaço escola e para a importância de participar nos seus projetos.

ENTREGA DE PRÉMIOS
Melhores alunos do secundário do Concelho

A Câmara Municipal de Soure entregou hoje o prémio de distinção aos três melhores alunos do ensino secundário do ano letivo 2014/2015, durante a sessão solene de abertura da feira anual do concelho - São Mateus.
Este ano, distinguiram-se como melhores alunos do concelho os três alunos do Instituto Pedro Hispano (10.º, 11.º 12.º ano).

VISITA DE ESTUDO 5.º ANO
Praia Pedagógica - Costa de Lavos

Hoje os alunos do 5.º ano realizaram uma visita de estudo à Costa de Lavos - Praia Pedagógica para aprenderem as vivências da Costa e os ensinamentos sobre o mar, os seus ecossistemas e as suas artes.

Viagem de Estudo a França - 2015

Os alunos do 10.º e 11.º anos realizaram, de 28 de abril a 2 de maio, uma viagem a França, visitando, Paris, Versailles e Poitiers, no âmbito da disciplina de Francês.
Notícia no Suplemento "DIÁRIO DA TURMA" do DIÁRIO DE COIMBRA - 22/04/2015

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos do 5° ano puseram mãos à obra e construíram castelos medievais! Um trabalho excelente dos nossos meninos e das suas famílias! Parabéns a todos!
Os castelos estarão em exposição até ao dia 18 de abril, assinalando, assim, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Dia Mundial da Árvore

O Departamento B mais uma vez comemorou o Dia Mundial da Árvore. Esta é uma efeméride que se comemora, anualmente, no dia 21 de março, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação da natureza quer a nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer a nível da qualidade de vida dos cidadãos.
Os alunos do 5.º ano de escolaridade construíram tulipas em origami nas aulas de Ciências Naturais.
Num momento simbólico, o Diretor Pedagógico, Dr. António Simões Cardoso, a Dra. Piedade Fernandes, juntamente com o presidente da Associação de Estudantes, António Camelo, plantaram um limoeiro num canteiro da escola.

Mundo do Som
Grupo de Físico-Química

De forma a explicar como se produz e propaga o som, o grupo de Físico - Química construiu uma exposição – Mundo do Som - utilizando materiais comuns.
Foram construídos pequenos brinquedos didáticos para que os alunos pudessem estudar estes fenómenos.

Visita de Estudo
Alunos do 5.º Ano de Escolaridade

Como a Educação não se faz apenas nos limites do espaço Escola, os alunos do 5º ano de escolaridade do Instituto Pedro Hispano realizaram no dia 19 de fevereiro do corrente ano letivo, uma visita de estudo ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio em Ourém e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.
Foi assim uma aula diferente, enriquecedora e proporcionadora de novos interesses e potencialidades. Foram cumpridos os objetivos propostos e os alunos participaram com muito entusiasmo e interesse.

Xadrez, Instituto Pedro Hispano
Campeão Distrital Equipas - Infantis

O IPH sagrou-se hoje Campeão Distrital - Infantis (absoluto e feminino), numa prova em que participaram 70 jovens de 16 equipas.

CLASSIFICAÇÃO:

MegaSprinter

No passado dia 11 de fevereiro realizou-se a fase escola do projeto "MegaSprinter", tendo participado um total de 190 alunos. A fase escola tem como objetivo selecionar os melhores alunos e consequentemente os representantes da escola para a fase distrital que terá lugar no estádio Cidade de Coimbra no dia 18 de março e para a qual, ficam apurados 2 alunos no Megasprinter, 1 aluno no Megasalto e 1 aluno no Megaquilómetro por escalão género.
Após a realização das fases de turma e de escola, é uma enorme alegria ver a aderência e participação dos alunos, sendo que na primeira fase todos os alunos da escola estiveram envolvidos. No dia 11 de fevereiro participaram os selecionados na fase de turma, num total de 190 alunos, o que demonstra, uma vez mais a importância e o entusiasmo que os alunos emprestam a este tipo de atividades. Nesta fase ficou ainda saliente algum potencial dos nossos alunos, quer pela parte competitiva onde todos deram o seu máximo para ganhar e serem selecionados, quer pela parte de animação e entreajuda de grupo onde todos cooperaram na organização e ajudaram-se reciprocamente.

Xadrez
Distrital Escolar de Infantis

Realizou-se no CAIC (Cernache) o primeiro torneio do Circuito Distrital Escolar de Coimbra, participando 118 jovens entre os 8 e os 12 anos, estando o IPH representado por 40 alunos.
Numa competição que decorreu de forma exemplar, os jovens sourenses estiveram a um fantástico nível.

Lista completa

Projeto Crescer a Ler

Histórias do meu país

No dia 7 de janeiro de 2015, o Instituto Pedro Hispano recebeu a visita da senhora Liliyana Motresku, mãe de duas alunas da escola, para falar de histórias do seu país e dos usos e costumes do dia-a-dia aos alunos do 5.º e 6.º ano.
Começou por contar uma história muito bonita, cuja moral, em poucas palavras, consistia no facto de, por vezes, termos de nos contentar com o que temos, não invejando ou cobiçando as coisas que vemos nos outros. É uma história que ensina a aceitação do que temos e a necessidade de nos conformamos, pois não podemos ter tudo, nem tudo o que queremos.
Conhecemos melhor os costumes associados à quadra natalícia na Ucrânia, e ficámos a saber que, dependendo da área da Ucrânia, uma vez que houve transformações no mapa político, por vezes houve necessidade de ajustar os costumes (com a alteração do nome do país) ou de os celebrar de forma mais discreta. Percebemos também que, tal como no nosso país, existem pratos mais típicos de cada região, mas todos os pratos descritos são bastante diferentes dos hábitos alimentares (ou dieta) de Portugal.
O dia 7 de janeiro é o dia da celebração do Natal (religião ortodoxa) e por isso muitas das famílias oriundas dos países do leste (Ucrânia, Rússia, Roménia), a residir em Portugal, fazem a sua festa nesta noite. É importante referir que não existe uma relevância especial na questão da troca de prendas.
Os alunos oriundos de famílias emigrantes de Leste participaram muito entusiasticamente, dando mostras de conhecerem bem a cultura da sua família de origem e de a viverem com intensidade, honrando as tradições do país das suas famílias.
As duas sessões, foram um espaço de excelência, de enriquecimento cultural, de integração e acolhimento de uma cultura que, sendo diferente, tem alguns aspetos em comum com os saberes e sabores portugueses.
Clube de Jornalistas
Sara Alegre

Celebrar o Natal no IPH

Como no Instituto Pedro Hispano as aulas do 1.º período terminam antes do Natal, no dia 16 de Dezembro (último dia de aulas, do primeiro período) celebrámos o Natal de uma forma muito divertida e solidária.
O dia começou com cada turma a entregar no átrio da escola, os bens alimentares recolhidos, a ser distribuídos posteriormente por famílias de alunos com carência económica. Seguiu-se a festa das Catherinettes e depois o almoço partilhado.
O desfile de Catherinettes foi o ponto alto do dia. Começou por volta das 10:00 horas da manhã com atuação das turmas do 2.º ciclo, depois seguiu-se o 3.º ciclo e depois o ensino secundário.
Os júris foram: Dr. Simões, a Dra. Sara, Dra. Ana Cebola, Dra. Maria João, Dr. Carlos Martinho. As turmas vencedoras do concurso/desfile: no escalão do 2.º ciclo, a turma C do 6.º ano, no escalão do 3.º ciclo, a turma C do 8.º ano e no escalão do ensino secundário, a turma A do 12.º ano. Mas para nós, aqui no clube de jornalismo, todos ganharam. Todos se esforçaram imenso para ter um bom chapéu. Para nós todos ganharam aqui não há perdedores. E se este ano não ganhaste, para o próximo tenho a certeza que poderás ser vencedor. Por isso observa bem o teu trabalho e para o próximo ano tenta fazer melhor.
O desfile só terminou já bem perto da hora de almoço.
Pelo meio do espetáculo ainda houve tempo para fazer a atribuição dos prémios do quadro de honra respeitante ao ano letivo 2013/14.
No almoço cada turma teve uma mesa bem recheada. Foi um dia inesquecível, ou melhor, foi uma semana inesquecível, uma vez que tivemos oportunidade de conhecer alguns autores que vieram à escola durante a nossa feira do livro de Natal.

Clube de Jornalistas

Feirinha de Natal 2014

No dia 12 de dezembro, decorreu, no Instituto Pedro Hispano, a "Feirinha de Natal 2014". Este ano os duendes vieram visitar a nossa escola! Esta iniciativa tem um cariz solidário e contou com a participação (tanto na execução, como na venda) de alguns alunos de Educação Especial.

Presépios

O Instituto Pedro Hispano está a realizar uma exposição de presépios elaborados pelos alunos que frequentam a disciplina de EMRC.
Este evento tem como objetivos a promoção do verdadeiro espírito de Natal entre os alunos e encarregados de educação uma vez que participaram na sua elaboração.

Dia Internacional dos Direitos do Homem

Hoje 10 de dezembro, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos do Homem, o Clube Mundo de Cores do IPH, celebra esta data sob o lema “As Mulheres também têm direitos”. Assim, foi inaugurada uma exposição com cartazes, realizados pelos alunos do 12º ano, apelando ao fim da violência sobre as mulheres. Da exposição faz ainda parte um mural de tributo às 40 mulheres mortas este ano, até à data, às mãos dos seus agressores – 40 nomes de A a Z, numa homenagem às vítimas de violência doméstica em 2014. Nomes que podem não corresponder à realidade mas que poderão engrossar esta fatídica lista, se não mudarmos, TODOS, de atitude.

Por um mundo sem violência temos de ficar atentos!

Postal de Natal

Os alunos do 5.º ano, nas aulas de Educação Visual, realizaram postais de natal com variadas técnicas: colagens, pintura, desenho, etc. Alguns saíram com duas dimensões e outros foram feitos com três dimensões. As cores são natalícias.
A música que soa em cada postal, cada um de nós, com os seus sentidos mais apurados, poderá ouvi-la ou não.
O carinho que cada menino colocou no seu postal, destina-se a todos os pais, familiares, encarregados de educação e restante comunidade escolar.
Ficam aqui alguns, selecionados, para desejar um Bom Natal a todos os que nos seguem…

BOAS FESTAS!

Dia da Restauração da Independência

O Instituto Pedro Hispano comemorou, mais uma vez, o 1.º de dezembro, Dia da Restauração da Independência.
A gazeta "O Restaurador" trouxe notícias fresquinhas sobre os antecedentes e sobre o dia que pôs fim à União Ibérica.
Fazendo uma ponte com o presente, os alunos foram convidados a participar numa sondagem sobre a união dos dois países na atualidade. Aguardam-se os resultados!

Campeonato Nacional de Jovens
Figueira da Foz

A ACADEMIA DE XADREZ PEDRO HISPANO esteve presente no Campeonato Nacional de Jovens realizado na Figueira da Foz com uma comitiva de 6 jovens, acompanhados pelos pais, sendo responsável o professor José Carlos Vicente.

Torneio de Basquetebol 3x3 - IPH

Realizou-se no passado dia 21 de novembro a fase de grupos do Torneio de Basquetebol 3x3 do IPH.
Participaram nesta atividade 102 atletas e 6 árbitros, tendo sido apuradas para as finais, a realizar dia 28 de novembro, as seguintes turmas:
- 2º Ciclo: 5º B e 6º B;
- 3º Ciclo: 8º B e 8º C;
- Ensino secundário: 12º A e 12º B.
Realça-se ainda o bom comportamento e empenho de todos os alunos participantes.

Dia Mundial da Filosofia

Hoje celebrou-se o Dia Mundial da Filosofia, comemoração instituída pela UNESCO, em 2002, por considerar que “a Filosofia é uma disciplina que incentiva o pensamento crítico e independência e é capaz de trabalhar no sentido de uma melhor compreensão do mundo, promovendo a tolerância e a paz.”
Ao longo do dia foram dinamizadas várias atividades coordenadas pelo grupo disciplinar de Filosofia desta Escola, com a colaboração das turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos.
Destas atividades destacam-se a exposição “Símbolos da Filosofia”, bem como uma conferência destinada aos alunos do 10.º ano sobre a temática das “Redes Sociais, Boas e Más Práticas”, proferida por Pedro Brito, ex-aluno da escola.
Com estas atividades procurou-se contribuir para a formação de espíritos livres e reflexivos capazes de resistir às diversas formas de propaganda, de fanatismo, de exclusão e de intolerância tão tolerantes nos dias de hoje. Só com jovens capazes de pensar autonomamente, livres dos grilhões dos preconceitos poderemos almejar por uma sociedade mais justa, mais tolerante e mais responsável.

Dia Mundial dos Direitos das Crianças

Porque nunca nos podemos esquecer que as crianças têm direitos, e porque a escola não é apenas um lugar para adquirir conhecimentos, mas também um lugar de educação para a vida, hoje comemorámos na nossa escola o Dia Internacional dos Direitos da Criança. O Clube Mundo de Cores assinalou a data fazendo uma exposição dos Direitos da Criança com a sua leitura encenada e a dramatização do poema “Meninos de todas as cores” de Luisa Ducla Soares.
Porque as crianças são o melhor do mundo, cuidemos delas com o máximo de amor e carinho…

Dia Mundial do Xadrez
Abertura do Desporto Escolar

O Instituto Pedro Hispano participou no Torneio de Abertura do Desporto Escolar, realizado no CAIC.
Este torneio foi disputado por 80 infantis das Escolas de Mira, Montemor-o-Velho, IPH e CAIC, tendo o IPH participado com 16 xadrezistas e 2 árbitros.

Magustada sem verão de são martinho

No dia 11 de novembro celebrou-se o São Martinho.
Nesta escola o São Martinho foi recebido sem verão (com pouca chuva) mas com castanhas e muita animação. O pátio foi o sítio onde a castanhas invadiram o estômago dos alunos e professores do IPH.
Houve convívio no intervalo das 9h 55m às 10h 15m. O intervalo foi pequeno mas foi bem aproveitado. Os cerca de 500 alunos e professores divertiram-se e comeram castanhas até se fartarem.

Clube de Jornalistas

Halloween 2014

Comemorou-se no dia 31 de outubro a festa do Halloween no Instituto Pedro Hispano, com uma exposição de abóboras decoradas, um desfile de máscaras alusivas ao tema "Bruxas, monstros, lobisomens e vampiros", e um baile de máscaras organizado pelos alunos do 12.º ano.

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de outubro comemorou-se no IPH o Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para uma alimentação saudável e para a promoção e educação para a saúde. Esta atividade foi da responsabilidade e organização dos alunos das turmas do 6.º ano, na disciplina de Ciências Naturais.

Dia Mundial do Animal

No passado dia 4 de outubro comemorou-se no IPH o Dia Mundial do Animal, com uma exposição de animais construídos com materiais recicláveis. Esta atividade foi da responsabilidade e organização dos alunos do 2.º Ciclo, na disciplina de Ciências Naturais.

Dia Mundial da Música

Melhores alunos do Ensino Secundário
Concelho de Soure

A Câmara Municipal de Soure entregou, no passado dia 18 de setembro, o prémio de distinção aos três melhores alunos do ensino secundário do ano letivo 2013/2014, durante a sessão solene de abertura da feira anual do concelho - São Mateus.
Este ano, distinguiram-se como melhores alunos do concelho dois alunos do Instituto Pedro Hispano: