Exames e Matrizes

Reapreciações e Inscrições na 2.ª Fase - IMPORTANTE


De acordo com orientações do Júri Nacional de Exames, as inscrições da 2.ª fase são realizadas na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

Nas inscrições da 2.ª fase, e para os alunos que já realizaram a inscrição na 1.ª fase, os encarregados de educação/alunos só terão de preencher o campo “4. Provas e Exames a Realizar” e o campo destinado ao documento de identificação que se encontra no ecrã final para a conclusão e a submissão da inscrição. Os alunos que após a inscrição da 1.ª fase tenham atingido a maioridade e/ou tenham alterado a sua morada continuam com o mesmo tipo de registo, ou seja, não há lugar a alteração da titularidade da conta.

De acordo com as situações previstas em lei, os alunos que se inscrevem pela primeira vez na PIEPE terão de proceder ao registo na referida plataforma e realizar a sua inscrição.

Mais se informa que a PIEPE irá encerrar às 15 horas do dia 20 de julho de 2022


Consulte ainda as informações relativas a:

  • Inscrições 2.ª Fase;

  • Pedido de Consulta de Prova / Realização da Consulta;

  • Formalização do Pedido de Reapreciação de Prova.
  • Exames Nacionais 2022


    Foi publicado o Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março - Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2021/2022.

    Destaca-se o seguinte:
    1 - A realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário está sujeita a inscrição nos termos e prazos definidos.
    Prazo de inscrição para a 1ª fase – De 25 de março a 04 de abril.
    Prazo de inscrição para a 2ª fase (Ensino Secundário) – De 19 a 20 de julho.
    Prazo de inscrição para a 2ª fase (3º Ciclo) – De 12 e 13 de julho.

    2 — As inscrições para a realização dos exames finais nacionais e das provas de equivalência à frequência, são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames, disponível em PIEPE 2022(JNE).
    Manual de Instruções - Plataforma PIEPE 2022.
    Perguntas Frequentes (FAQ’s).
    Informamos ainda que aqui contém o link para os vídeos explicativos da inscrição na PIEPE. Os alunos que necessitem de esclarecimentos sobre a PIEPE devem contactar, preferencialmente, o Instituto Prdro Hispano.


    Consulte aqui os seguintes documentos:
    • Norma 2 - Instruções para a realização, classificação e reapreciação de provas e exames do Ensino Básico e Ensino Secundário
    • Guia Geral de Exames - Exames Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior
    • Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames - Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022.
    • Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março - Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2021-2022.
    • Decreto-Lei n.º 27-B/2022 - Estabelece medidas excecionais e temporárias relativamente à avaliação, aprovação e conclusão dos ensinos básico e secundário e para efeitos de acesso ao ensino superior.
    • Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos exames finais nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2021/2022.
    • Ofício n.º 3676/2022/DGE - Ofício Circular das calculadoras 2022 - Utilização de Calculadoras no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2021/2022.
    • Despacho nº 6726-A/2021, de 8 de julho - Calendário de Provas e Exames dos Ensinos Básico e Secundário.
    • Estas informações não dispensam a consulta do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.